O LAP vem desenvolvendo investigações relacionadas à gestão localizada, especialmente de nutrientes no solo, em pomares de laranja, desde meados da década passada. Esses trabalhos exigem muito empenho e perseverança pois são conduzidos ao longo de vários anos. Somente assim é possível gerar dados consistentes que permitam, por exemplo, a avaliação da viabilidade econômica, energética e de balanço de nutrientes em escala real.
Tratamentos de fertilização de taxa variável e uniforme foram implementados em faixas, em dois pomares de citros de 25 ha ao longo de cinco anos. As recomendaçoes de taxas variáveis foram obtidas a partir dos mapas de produtividade e de amostragens georrefereciadas de solo, utilizando a recomendação tradicional usada pelos produtores e a partir de todos estes dados foi realizada uma análise do balanço econômico, energético e de nutrientes.
A aplicação de taxa variável aumentou o rendimento médio no pomar 1, mas às vezes reduziu o rendimento no pomar 2. Como consequência, o lucro aumentou 34,7% (US $ * 318,5 ha -1 ano -1) no pomar 1 e no pomar 2, o lucro foi reduzido em 8,5% (US $ 97,4 ha -1 ano -1). A energia incorporada pelos fertilizantes foi reduzida em 34% no pomar 1 e em 29% no pomar 2. O excesso de nutrientes após a colheita foi reduzido em aproximadamente 20-70% dependendo do nutriente. Mapas de economia e indicadores ambientais mostraram que a gestão localizada não reduziu a variabilidade dos pomares e que a estratégia de taxa variável testada pode ser aprimorada usando regras de decisão locais em vez de fórmulas de recomendação generalizadas.
A análise espacializada do lucro, da energia incorporada e do balanço de nutrientes ajudam a avaliar o desempenho do sistema e certamente permitem melhorar as decisões na gestão dos nutrientes com muito mais detalhe e qualidade.
Acesse o artigo publicado na íntegra em: https://authors.elsevier.com/a/1bqK45TbkkD12O