Enquanto os preparativos para o ConBAP/ICPA 2026 estão em andamento, vamos relembrar a participação do Laboratório de Agricultura de Precisão (LAP) na edição de 2024, realizada em Ribeirão Preto/SP.
Foram apresentados 6 trabalhos no formato oral e 13 no formato pôster, desenvolvidos por graduandos e pós-graduandos orientados pelo Prof. José Paulo Molin. Por meio desses trabalhos, o LAP levou ao ConBAP 2024 temas importantes para a agricultura, como: planejamento de trajetórias na lavoura; filtragem de dados de alta densidade obtidos durante colheitas; análises de solo via XRF e predição de nutrientes; modelos de aprendizado de máquina para gestão agrícola; abordagens de espacialização e determinação de custos de falhas na fileira de cana-de-açúcar; desenvolvimento e atualização de software para análise de distribuidores transversais; modelos de predição da produtividade de culturas utilizando imagens de satélite; estratégias para mapeamento na citricultura; espectroscopia do solo; abordagens de mapeamento por diferentes sensores para a cultura da cana-de-açúcar; acompanhamento de eucalipto por sensoriamento orbital; uso de dados digitais para a demarcação de zonas de carbono orgânico do solo, entre outros temas de destaque.
Vale ressaltar que o trabalho intitulado “É viável demarcar zonas de carbono orgânico do solo com base em dados digitais?”, dos autores Luiz G. G. Sterle, Ricardo Canal Filho, Eudocio R. O. Silva, Marcelo C. F. Wei e José P. Molin, foi premiado como um dos destaques no formato pôster.
O próximo Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital (ConBAP) ocorrerá em conjunto com o International Conference on Precision Agriculture (ICPA) em 2026, em Porto Alegre, Brasil.
Muito estudo e pesquisa pela frente! Nos vemos em 2026!