A colheita mecanizada do café é a operação agrícola mais importante da lavoura cafeeira. Tendo em vista o desafio do monitoramento da maturação na cultura do café, uma das linhas de pesquisa do LAP é o uso de visão computacional para detectar, classificar e mapear os frutos de café durante a colheita ao longo das linhas de cultivo.
O ideal seria que a colheita apresentasse uma pequena quantidade de cafés verdes e passas, pois o preparo do café a partir dos frutos cereja possibilita a obtenção de um produto final de maior qualidade. O mapeamento da qualidade do café abre ainda a oportunidade de se evitar que ocorra a mistura de frutos de café em diferentes estágios de maturação, favorecendo a presença de maior porcentagem de cafés cerejas em relação a frutos de café verdes e passados. Essa informação fornece aos gestores informações que permitem o uso de técnicas de agricultura de precisão na gestão da lavoura.
Para maiores informações, acesse o artigo na íntegra em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0168169921000843?via%3Dihub
Link de compartilhamento gratuito de 50 dias para o texto completo: https://lnkd.in/dn4pK8D